Projecto 12Meses 12Coisas #1-12 filmes que recomendo

by - 23:25

O imprivisível aconteceu, novamente. O cancro assombrou a minha vida com mais uma partida.
Cada coisa a seu tempo.
Voltarei a falar no assunto no dia Mundial da Luta contra o Cancro, 4 de Fevereiro.

Gostaria imenso de ter colocado por algumas razões este post ontem. Tive conhecimento deste projecto através do Blog da Susana com o qual tenho a parceria e faço duas rubricas mensais click aqui sobre temas de saúde. Este projecto faz parte do blog Lemao Doce da Rafaela click aqui.

Porquê o dia 27? Ontem no dia 27 de Janeiro o meu melhor amigo o A. que partiu em 2013 era viciado em cinema e sendo o primeiro tema sobre cinema achei que não havia melhor data para começar, do que esta. Uma lembrança dele. Uma saudade. Uma outra razão é que o número 27 é também a data do meu aniversário em Agosto, e achei que completava o sentido da escolha do lançamento na rubrica desse dia, mas pronto segue com dois dias de atraso!! Sorry!

Resolvi escolher 12 filmes de 12 anos diferentes.. começando então pelo mais recente


2016 #1. Ainda não tive oportunidade de o ver e ainda nao vi infelizmente nenhum filme em 2016 que possa dizer "vai ver vale a pena". Quero muito ver este filme. Uma pessoa que me diz muito a A. viu e pedi-lhe que me criticasse o filme e desse a sua opinião sobre ele. São estas as palavras dela "um claro elogio feminista, que ainda tanto faz sentido nos dias hoje, uma mulher que luta pelo seu sonho de singrar num mundo liderado por homens, demonstrar o real valor das suas ideias, carregando às costas uma família difícil e disfuncional, enfrentando a perda da avó que era quem mais acreditava nela, e ainda tentando ser uma mãe presente e dar tudo o que pode aos seus filhos, baseia-se numa história real, e desvenda levemente o mundo selvagem da luta sobre patentes. Acrescento ainda a atriz, sou suspeita porque me conquistou há já algum tempo, mas tem carisma e um cunho pessoal que transporta para qualquer papel que desempenhe, o filme vale por ela, senão poder-se-ia ter tornado monótono. Mas reitero, versa sobre a história de uma mulher fenomenal, num mundo medíocre, que venceu e construiu um império, com o seu suor e lágrimas, e mais, nunca se esqueceu de onde veio bem como do caminho que percorreu, e por isso, já no auge do seu sucesso, dedicava parte dos seus fundos a dar oportunidades a quem tinha ideias e não tinha os meios para as concretizar. Aconselho, história baseada em factos reais, feminismo hoje e sempre, e uma atriz divina! Ah e claro é sempre muito bom rever o de niro e ver o bradley que para além de ser tão giro é um actor do caraças (vejam o sniper americano se têm dúvidas)."

2015 #2. Considerado um filme de animação. Principalmente dirigido para os mais jovens. Na minha opinião, acho que quem deve ver OBRIGATORIAMENTE este filme são todos os adultos. Adorei o filme, principalmente pela mensagem que quer transmitir, ou seja, que na vida existem várias emoções e que temos que as saber gerir da melhor maneira possível, dentro da nossa consciência. Aqui as personagens são sentimentos (Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho), com cores diferentes e pensadas para ajudar os mais novos e também os mais velhos a pensar sobre estes mesmos sentimentos. Considerando que este filme era suposto ser para os mais novos e não para os mais velhos, na minha opinião estou certa de que a mensagem não lhes chegou. Aborda temas como os sonhos, como lidar com a tristeza e depressão e que temos que encarar de frente todos os nossos problemas, por mais complicados que sejam. E que muitas vezes chorar às vezes torna-se mesmo o melhor remédio. A principal mensagem na minha opinião é que sentimentos opostos como a alegria e a tristeza estão sempre presentes na vida real.

2014 #3 Foi o filme que mais me marcou neste ano, confesso! Talvez pelo tema que o filme retrata e retrata de uma forma leve : como lidar com um cancro na adolescência? Sinceramente não sei. Não passei pela experiência. Estava a viver de perto uma situação familiar na altura mas não era relacionada com adolescente algum. Mas admiro este filme. Retrata a força, a coragem, a esperança que toda esta doença precisa de ter para ser vencida, para ser rasgada, para ser totalmente ignorada por quem a tem. Em 2015 foram constantes as minhas idas ao ipo infelizmente.. sobretudo as urgências. Todos os dias via um casal cá fora, ela a receber oxigénio, tal como no filme.. ele também com outro problema mas nunca me apercebi bem o que era. O meu estomâgo quando saía de lá vinha revoltado, mas feliz. Porque aqueles dois viviam aquele momento, como se fosse o ultimo, aproveitavam cada segundo, cada palavra, cada gesto um do outro. Não conhecia os actores Shailene Woodley e Ansel Elgort, mas acho que conseguiram transmitir na perfeição a mensagem, ou pelo menos senti que o amor supera tudo.


2013 #4 Já que foi um ano tão negro em 2013 para mim no que respeita a acontecimentos sentimentais, decidi escolher para vos mostrar uma comédia. Nada melhor que o final de uma triologia. Não gosto de ver o último filme sem ver os outros anteriores, e como já os tinha visto. Achei que era uma boa oportunidade para trazer o bom humor ao de cima. Adorei. Começa com o Alan numa viagem de morrer a rir até ao fim do filme com o acrescento de um toque romântico pois apaixona-se, claro como sempre com vários sarilhos pelo meio. Consegui rir desde o início ao fim do filme! Óptimo para um domingo!







2012 #5  Adorei este filme! É cheio de romantismo e também tem um pouco de drama na trama. Se bem me lembro começa com um casamento de sonho, mas que inesperadamente ela tem um acidente de viação e perde toda a sua memória. Fica sem saber nada sobre quem era, sobre o que fazia antes. Aqui entra a parte do romantismo, da luta diária pelo outro, da entreajuda entre um casal e da mensagem do filme. Até ao fim, sempre! Casaram e ele vai fazer de tudo para que ela aos poucos recupere a memória. É um filme em que novamente podemos ver o actor Channing Tatum que está presente em algumas das adaptações dos livros para filmes do Nicholas Sparks, e nos podemos deliciar com a beleza e o charme natural dele.








2011 #6 Johnny Deep desde sempre nos habituou a estas aventuras por estes mares desde há muito. Com o seu estilo peculiar, o que faz dele dos meus actores favoritos, não perco um único filme desta "série" que são os piratas das caraíbas. Tem espaço para tudo, para humor irónico, para aventura, para guerra, para pensar em como o dinheiro é importante para uns e para outros não vale nada. Neste filme o capitão Jack Sparrow reencontra um amor antigo, Angélica e juntos embarcam em mais uma nova aventura, que por sinal, irá ter continuação...! Veremos..:)











 2010 # 7 Eu sei desculpem é mais um filme drama romântico relacionado com o cancro, com a Miley Cyrus, que neste momento considero péssima actriz. Na altura também considerei. Escolho o filme essencialmente pela história. Porque me lembro como se fosse hoje. Passaram-se 6 anos, estava em casa a estudar para os exames e pensei "bem vou ver um filme para descontrair". Fiz tudo menos isso. Tive de sair de casa, respirar. Nada mais naquela altura se identificava com a minha história de vida, a não ser aquele filme. História, não no sentido da separação dos pais que ela estava a viver no momento com o pai de férias , mas no momento em que descobre que o pai está doente com um cancro no estomâgo e começa a criar grandes laços de ligação com ele. Confesso que não vi o filme de seguida. Tive que sair de casa, ir até à quinta das conchas e aliviar o peso que o meu passado carregava o meu pensamento. Sabia que o desfeço não seria fácil. Mais uma adaptação de um filme, que nos mostra que o cancro é uma doença que precisa ser enfrentada e encarada de frente até à ultima esperança!!



2009 # 8 Definitivamente à medida que vos recomendo os filmes consigo perceber que sou uma romântica, lamechas, sentimentalista, humana, que adoro chorar com filmes, que adoro ver filmes baseados em histórias reais. Este não foge à regra. Adoro a Cameron Diaz como actriz. Mais uma vez é um filme que fala sobre uma doença rara, dos sentimentos de quem a sofre e enaltece a maior prova de amor que existe no mundo : o que uma mãe pode e faz para poder salvar um filho. Mais uma vez este filme mostra como a vida de uma pessoa com cancro afecta toda a rotina das pessoas que estão a sua volta, e que para não variar nos deixa a pensar em como às vezes nos preocupamos com coisas tão pequenas e existem problemas com outras pessoas tão mais graves que nem nos damos conta. Pensem nisso, aproveitem e vejam o filme! É sem dúvida uma grande lição!






2008 # 9 Tinha tudo para dar certo. Com dois dos meus actores preferidos nos principais papeis: Brad Pitt e Cate Blanchett. O filme é lindo. Retrato o envelhecimento de uma forma subtil. O filme mostra sobre o que o tempo faz e que consequências quer fisícas, quer psicológicas tem na nossa vida. Neste caso, a pessoa desde que nasce não fica mais velha mas sim mais jovem. Como boa romântica também esta história é linda por si e demonstra um amor incondicional entre duas pessoas! Adorei relembrar este filme! Obrigada!












2007 # 10 Se bem me lembro neste ano vi o filme mais que três vezes, e nessas mesmas três vezes descobria sempre um promenor novo que me apaixonava! Adoro o papel do Will Smith. Emocionei-me a cada instante, a cada viagem que ele faz com a sua fiel companheira Sam. É perfeita também a demonstração no filme da ligação que os animais conseguem criar com os próprios donos e vice-versa. Curiosamente, existe um final alternativo para este filme, fica a sugestão...












2006 # 11 Elenco de luxo : Leonardo Dicaprio, Matt Damon, Jack Nicholson, Mark Wahlberg entre outros. Acrescento ainda a fantástica realização do Martin Scorsese. É um filme cheio de acção, de tensão e alguma violência en0tre policiais e criminosos, entre a polícia irlandesa e a polícia de Boston com dois espiões infiltrados. Este filme pretende também transmitir até que ponto um homem consegue esconder a sua identidade e o seu carácter. Óptimo para ver num projector, num sábado com amigos! Dêem a merda do oscar ao Dicaprio ele já merece!!!!!









2005 # 12 Eis o último das minhas preferências. Em última análise é um filme sobre a liberdade e o quanto custa ter essa liberdade. Demonstra desta maneira, o que um governo totalitário faz no controlo do povo, rementendo-nos para ideia do "Big Brother is watching you" do famoso 1984. Para além da figura emblemática do V temos uma das minhas actrizes preferidas, Natalie Portman num papel super sofrido e ao mesmo tempo lutador. Este filme é por mim definido com duas frases "people shouldn´t be afraid of the government, governments should be afraid of their people" e claro terminando com "remember remember the 5th of November". Revolução hoje e sempre!!





Espero que tenham gostado das minhas escolhas!!
Beijinhos enormes!
 

You May Also Like

10 comentários

  1. Chorei tanto no filme "Para a minha irmã" e na "culpa é das estrelas"....nem é bom:) Filmes que ficam! E gostei IMENSO das tuas restantes escolhes:) Super giro este post.
    beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sao filmes que nao da mesmo para ficar indiferente..o filme a culpa e das estrelas e lindo lindo , de uma beleza e de uma mensagem, sem fim..

      Obrigadaa!! beijo elisa

      Eliminar
  2. Alguns eu já assisti, amei seu post linda, arrasou!!! <3

    http://realcedagarota.blogspot.com.br/2016/01/ari-indica-livro-maldicao-do-tigre.html

    ResponderEliminar
  3. Olá! Antes de mais, obrigada por participares! Espero que tenhas gostado desta primeira participação e que te encontre de novo no próximo mês! :D

    Este post está realmente elaborado e vê-se dedicação, algo que admiro. Dou-te os meus sinceros parabéns e só tenho a acrescentar que esta lista está excelente. :3

    Blog: Lemao Doce * Instagram * Fanpage * Grupo Divulgação *

    ResponderEliminar
  4. Também estou a participar no projecto. Temos dois filmes favoritos em comum, a Melodia do Adeus e o I'm a Legend que eu adooooro!!!

    Gosto muito do blog e já costumo ver o "espaço saúde".
    Também já o sigo.
    Um beijinho
    Rita,
    itsallritasfault.blogspot.pt
    www.facebook.com/itsallritasfault/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, rita um beijinho enorme! Sao dois filmes diferentes. Mas cada um me transmite uma mensagem diferente

      Eliminar
  5. Alguns já vi e adorei, mas acho que a maioria está por ver! Beijinho,
    NOVA PUBLICAÇÃO >> clica aqui
    neptunesecrets.blogspot.pt // facebook

    ResponderEliminar