Nutrição #5 - Frutas de Inverno
Não poderia existir melhor maneira da melhor nutricionista nos desejar um Feliz Natal, falar sobre frutas de inverno. Obrigada Sónia!
"O fim do ano está quase! Sendo o inverno uma estação mais fria, porque não aproveitar o melhor que nos oferece?
Sim, o Natal é umas das coisas melhores que o Inverno nos proporciona, uma altura de harmonia e solidariedade, em que aproveitamos para estar o máximo de tempo com a família. Mas esta estação do ano oferece-nos também, frutas da época muito ricas nutricionalmente e adequadas ao frio que este nos sujeita.
Estas frutas não poderiam ser consumidas em melhor altura, pois têm uma quantidade relevante de vitamina C que promove a resistência a infeções, prevenindo-nos assim das gripes e constipações, que são tão comuns nesta altura do ano, mantendo o bom funcionamento do sistema imunitário.
Para que a qualidade nutricional destes frutos seja assegurada, é importante que sejam consumidos frescos e de acordo com a época. A fruta fresca é um dos melhores alimentos que podemos ter na nossa alimentação, devendo estar presente nas nossas refeições diariamente.
Estas frutas são ricas nutricionalmente em fibras, vitaminas, minerais e claro, em água. As calorias provenientes de uma peça de fruta, são maioritariamente dos hidratos de carbono, mas não podemos esquecer que nem todos os hidratos de carbono são prejudiciais à nossa dieta e neste caso, estes provêm do açúcar natural da fruta, a frutose.
Neste Natal, enfeite os seus pratos ou utilize estas frutas na sua consoada. Na sua mesa de sobremesas, a laranja, o kiwi, a tangerina, a clementina deve fazer parte do menu, desta forma está a beneficiar do melhor que esta fruta tem para oferecer e não tem de exagerar nas sobremesas menos saudáveis, que são comuns nesta época festiva.
Desejo-vos um Natal Nutricionalmente Feliz!
Um beijinho, Sónia Pacheco"
0 comentários