Nutrição 6 # - O Alho-francês

by - 20:37

Preocupo-me cada vez em saber o que como e a forma mais saudável de cozinhar.
Não sendo nutricionista surgem-me mil dúvidas sobre a minha alimentação e nada melhor do que perguntar à Sónia, minha nutricionista.
Desafiei à Sónia para nos falar sobre o alho-francês e para colocar aqui uma receita que fez e eu fiquei com os olhos a "salivar" do bom aspeto e sabor que imagino que tinha.


Alho- Francês
Na base de uma alimentação saudável e equilibrada está o consumo de frutas e legumes. Se garantirmos o consumo adequado destes alimentos, reduzimos o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, cancro do estômago e ainda alguns estudos indicam que pode reduzir também o risco de cancro colorectal.
A OMS (Organização Mundial da Saude) recomenda o consumo superior de 400g de frutas e produtos hortícolas por dia.
Falando de legumes ou vegetais, vou abordar um em específico: o alho-francês. O alho- francês pertence à família do alho e da cebola e é pobre em calorias (21 kcal/100g).
Este vegetal é rico em fibra; vitamina C; vitamina B6 e sobretudo em potássio. Tem também, uma concentração relevante de ácido fólico (também conhecida como vitamina B9), que é uma vitamina muito importante na prevenção de defeitos do sistema nervoso central, ajuda no controle da hipertensão, prevenindo também as doenças cardíacas. Esta vitamina tem grande importância em particular na gravidez, pois reduz o risco de defeitos na formação do tubo neural.   
A parte mais aproveitada é a parte branca, mas há quem também aproveite as folhas, desde que cortadas de forma bem fina por serem rijas (pode ser utilizado, por exemplo na decoração de um prato).
O alho-francês tornou-se um alimento muito versátil para cozinhar, desde sopa a pratos mais elaborados. Dá para juntar ao peixe (por exemplo, atum), ao arroz, à massa, à carne picada, etc. Ele torna os nossos pratos mais coloridos e mais ricos nutricionalmente, não dá para dizer não a este vegetal que combina com tantos alimentos!
Receita de Alho Francês com Atum
Ingredientes (2 a 3 porções):
- 1 alho Francês às rodelas
- 2 latas de atum ao natural
- 1 cebola
- 1 c. de sopa de azeite Extra Virgem
- 1 c. de chá de noz moscada
- 1 c. de chá de oregãos
- 1 pitada de alho em pó
-1 punhado pequeno de queijo mozarella light
- Sal q.b.
como preparar:
1. Alourar a cebola com a azeite. Adicionar o alho-francês  previamente lavado e cortado em rodelas. Deixar cozinhar até o alho- francês amolecer.
2. Escorrer a água do atum e desfiar. De seguida adicionar ao alho-francês e adicionar os temperos. Deixar cozinhar um pouco.
3. Por fim adicionar o queijo ralado, misturar bem e  servir. 
Sejam saudáveis e façam escolhas conscientes e deliciosas! J
A nutricionista,
Sónia Pacheco (3190N)"

You May Also Like

0 comentários