Truques e dicas 8# - Rótulos

Olá healthies💛
Acho que nunca em tempo algum passo tanto mas tanto tempo a analisar os rótulos daquilo que compro no supermercado.
Então dos iogurtes, o Homem desespera 
Antes, chegava tirava de qualquer prateleira, o queria, sem hesitar e trazia no carrinho com o maior dos sorrisos mais rasgados.
Hoje não.
e talvez o sorriso não seja tão rasgado como era antigamente, mas é certamente mais saudável.



Interpretar as informações dos rótulos para mim não se tornou uma opção mas sim uma rotina saudável e acho que todos devíamos saber um pouco sobre isso.
é esse "pouco" que quero transmitir neste post.
Muito se falam agora nos iogurtes skyr , no queijo fresco batido e no iogurte grego ligeiro.

Muito se pode falar sobre os rótulos.
Desta vez falo sobre informação nutricional [tudo aquilo que nos salta à primeira vista num rótulo].
A informação nutricional é a informação relativa à composição nutricional e calórica dos produtos alimentares. 
A informação pode sugir de forma simples, ou seja, vem só descrito o valor energético do alimento, teor em proteínas, hidratos de carbono e lípidos.
Ou então pode surgir de forma mais completa : teor de açucar, ácidos gordos saturados, colesterol, ácidos gordos trans, fibras alimentares, vitaminas e minerais.
A informação nutricional normalmente é expressa por 100g ou 100ml de produto alimentar.
para quê ficar horas a comparar tabelas nutricionais?
eu também pensava isso.
anteriormente comparava muito as calorias, mas o que é o certo, é que as calorias, nem sempre é o maior dos problemas, mas ainda assim comparo também.
devemos dar preferência a produtos em que os primeiros ingredientes da lista não sejam gorduras, óleos, sal,  açucar, mel, ou ingredientes que tenham a terminação -ose.
Hoje tento adaptar as minhas escolhas às minhas necessidades nutricionais.
por isso aderi à moda dos skyr. 



Se compararem com todos os outros iorgurtes, em termos de teor proteico é o que apresenta maior quantidade e o que apresenta menos quantidade naquilo que temos tanto terror na nossa alimentação, mas que fazem e devem fazer parte, os hidratos de carbono. Numa dieta alimentar mais restrita em hidratos de carbono os skyr são ótimas opções!
Outras opções semelhantes e que adoro é o queijo fresco batido do lidl



[teor de lípidos saturados praticamente igual ao skyr natural e teor de sal minímo quando comparado com os restantes que aqui falo nestes post] que podem comparar aqui a informação e o iorgurte grego ligeiro 



[tem mais lipidos saturados que o skyr mas menos sal]

Por falar nos skyr.. fui ao lidl outro dia abastecer-me disto
estava a escolher os disto e uma rapariga de olhos completamente esbugalhados para mim
- não me leve isso tudo que isto é a base da minha alimentação!
- a base?
- sim a minha base.
- porque é que é a sua base?
- porque todas as pessoas comem
[ a inteligência dela ficou explicada neste momento e o meu cérebro queimou. A minha vontade de resposta foi:
- se todas pessas comessem  tu também comias? ]

😱😱😱😱
Mas voltei costas fui para as caixa, com os meus skyr, e ela escolheu os que quis.

Façam as vossas escolhas,
Aquilo que pode ser saudável para vocês pode não ser para os outros!

Beijinhos

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