O Pinguim Sem Asas e os suplementos alimentares

by - 13:50

Estão sempre a perguntar-me isto : olhá não me dás ai umas coisas para eu emagrecer?
A pergunta é obvia : posso ver que suplementos agora andam aí e aconselhar-te alguns, mas preciso saber quais os objetivos que queres e o que pretendes.
Conversei com o Pinguim Sem Asas e decidimos que a ultima rubrica dele deste mês seria sobre suplementos alimentares. Espero que gostem e que sobretudo fiquem informados, por alguém que tem conhecimento para.



"No mês de janeiro é natural começarmos a pensar nas nossas resoluções de ano novo. Este ano não foi diferente: imensas pessoas tiveram/têm como resolução para este ano de 2017 a perda de peso. Aquilo que algumas pessoas poderão não entender é que não existe milagres para a perda de peso. Não basta querer. É preciso força de vontade, espirito de sacrifício e muita disciplina. Para além disso, é importante adotar uma dieta equilibrada e adaptada, não só ao nosso organismo, mas também ao nosso objetivo. Devemos também, associar exercício físico moderado e adequado à nossa condição. Se temos excesso de peso ou algum grau de obesidade, não faz sentido começarmos a correr a maratona, certo? Certo!


Mas, mesmo adotando uma dieta equilibrada e praticando exercício físico, algumas pessoas têm necessidade de ver resultados mais rapidamente e sentem necessidade de começar a tomar algum tipo de suplemento alimentar que ajude na perda de peso. E é aqui que começam a surgir algumas dúvidas.

Antes de iniciar a tomar de um suplemento alimentar deste género, precisam de se questionar qual o vosso “problema”, ou seja:

- Comem muitos doces e não conseguem controlar o apetite por eles?
- Costumam almoçar/jantar muitas vezes em restaurantes e não têm controlo no que comem e na forma como os alimentos são confecionados?
- A vossa alimentação é rica em gorduras e pretendem que estas não sejam absorvidas?
- Têm bastante retenção de líquidos e precisam de uma ajuda?

Pois bem, espero ajudar-vos a responder a algumas destas questões. O excesso de peso, normalmente, é refletido por excesso de gordura acumulada (no corpo em geral, com maior incidência na zona abdominal – gordura visceral) e retenção de líquidos.

Se o vosso problema é o descontrolo no apetite por doces, um suplemento que vos poderá ajudar é o Crómio.



imagem retirada do google


Este normaliza a libertação de insulina no nosso organismo, na presença de açúcares, levando a que não haja descompensações no nível de açúcar no sangue, evitando os seus picos – evita situações de híper ou hipoglicemia. A toma de um comprimido de crómio às refeições em que haja uma grande quantidade de doces (Natal, aniversários, almoços/jantares de família ou amigos) está provado que ajuda a reduzir o apetite por doces, levando a que não sintam vontade de os ingerir, reduzindo, assim, a quantidade de açúcar acumulado no vosso organismo.

Algo que poderão considerar tomar, caso a vossa alimentação seja desregulada, porque tomam as vossas refeições em restaurantes, ou porque é rica em gorduras, é carnitina, chá verde ou até mesmo vitamina C.


imagem retirada do google

Estes, juntamente com o exercício físico (algo bastante importante) ajudará na queima de gorduras acumuladas. Associando a gomas, estas, como irão inchar na presença de água no estômago, levarão a que as gorduras não sejam absorvidas logo, as mesmas irão ser expulsas pelas fezes, não ficando acumuladas no nosso organismo. NOTA: ao tomar suplementos que inibam a absorção de gorduras, deverão tomar um multivitamínico, pois juntamente com as gorduras, as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) também não irão ser absorvidas. Deverão dar um espaço de, pelo menos, três horas, entre a toma do inibidor da absorção de gorduras e do multivitamínico.

Retenção de líquidos? Porque não a toma de um drenante com cavalinha ou dente-de-leão, que são altamente diuréticas e ajuda a que drenem os líquidos acumulados. Para além disso, nas pessoas que não estão habituadas a beber água, vai “obriga-las” a ingerirem os 2 litros de água necessários diariamente para o bom funcionamento do nosso organismo e para nos mantermos hidratados.

imagem retirada do google


Algo bastante importante é que, independentemente do tipo de suplementos que possam/decidam tomar, terão que ser acompanhados por um profissional devidamente qualificado (nutricionista/farmacêutico) e terão que praticar exercício físico. Só assim conseguirão obter os resultados que pretendem."

Nota: as imagens são apenas exemplos!

You May Also Like

2 comentários

  1. Tens de agradecer ao Ricardo Rodrigues do blogue O Pinguim Sem Asas, a ideia foi minha mas o mérito dele :)

    um beijinho!

    ResponderEliminar