Nutrição #7 - O Mirtilo!

by - 20:26

O mirtilo faz parte do meu pequeno-almoço ou da minha merenda matinal ou do meu sumo assim que acordo, ou até do almoço. Por isso, nada melhor do que saber mais sobre aquilo que comemos e aquilo que somos. Desafiei a Sónia a mostrar-nos o verdadeiro potencial deste alimento.



"O mirtilo é um fruto silvestre, que felizmente está na “moda” e que tem características muito benéficas para a saúde, o mirtilo e que se destaca pela sua cor inconfundível, violeta azulada.
O mirtilo é um fruto silvestre, que ultimamente tem sido alvo de muita atenção pelos seus benefícios, sendo um deles as suas propriedades antioxidantes (rico em polifenóis, principalmente falvonóides) e anti-inflamatórias (devido à sua concentração de quercetina e antocianinas). Estudos revelam que este fruto pode estar associado à prevenção de desordens do trato urinário, patologias cardiovasculares, patologias gastrointestinais, infecções virais e cancro.
O mirtilo é considerado dos frutos menos calóricos, 100g fornece aproximadamente 57 kcal, é dos frutos com menos açúcar (a frutose), pelo que é um óptimo alimento a introduzir não só na dieta em geral, mas também para quem quer controlar rigorosamente o seu peso.
Este fruto pode ser encontrado fresco, congelado, seco (por exemplo: chás) , em formas processadas (sumos, compotas, iogurtes). Encontra-se ainda comercializado na forma de suplementos e medicamentos. Porém, devemos sempre dar preferência a consumir os mirtilos frescos, pois o seu processamento varia no número de etapas, temperatura de aquecimento e duração que podem afectar, e muito,  a capacidade antioxidante do mirtilo.
Eu pessoalmente, acho delicioso consumir esta fruta juntamente com outros frutos silvestes, como por exemplo a framboesa. Adoro juntar estes dois frutos no iogurte ao pequeno-almoço, juntar às minhas panquecas ou comer como “snack” num lanche intermédio (óptima opção para aqueles dias em que apetece “trincar” algo).
Sejam nutricionalmente felizes!
A nutricionista,


Sónia Pacheco"

You May Also Like

0 comentários