Nutrição #8 - Couve-flor

Na rubrica anterior, um fruto, agora um vegetal. A versatilidade na nossa rotina alimentar é extremamente importante. Fazer escolhas conscientes também. Acho que termos conhecimento sobre os alimentos é essencial para fazermos as nossas escolhas. A couve-flor tem vindo a ser cada vez mais utilizada na rotina alimentar. A Sónia, explica alguns dos benefícios da sua ingestão.




"Felizmente a couve-flor já adquiriu grande versatilidade e utilidade nos dias de hoje na nossa alimentação. A couve-flor pertence à mesma família do repolho, couve-de-bruxelas e brócolos e como a maioria dos vegetais, é pobre em gordura e calorias (aproximadamente 25 kcal / 100g).
Esta couve, de cor branca, é uma excelente fonte de fibra, vitaminas (vit. C e vit. K), minerais (potássio e magnésio) e fitoquímicos.
 A vitamina K, é particularmente importante, pois actua essencialmente na coagulação sanguínea e no fortalecimento dos ossos. 
Como outros crucíferos, o seu teor em  fitoquímicos, naturalmente encontrados em alimentos de origem vegetal, são importantes na base de numa alimentação saudável, pois protegem o nosso organismo das toxinas que está constantemente exposto, bem como na prevenção de patologias degenerativas, como o cancro.
Outra particularidade desta couve, é a concentração de glucorafanina, que é um glucosinolato presente também nos brócolos e são considerados potentes detoxificantes, que ajudam também, na prevenção do cancro, isto porque estes compostos evitam que certas enzimas activem agentes causadores desta patologia.
A couve-flor pode ser consumida crua ou cozida. Uma forma muito comum é nas sopas ou como acompanhamento juntamente com outros legumes, mas ultimamente tem sido utilizada como alternativa de puré de batata, principalmente nas escolas para as crianças. O puré de couve-flor é muito simples de fazer e é uma forma de “fugirmos” aos acompanhamentos comuns.
Deixo aqui uma sugestão de receita:
Ingredientes:
- 1 couve-flor grande
- 200 ml de leite magro ou bebida vegetal
- 200 ml de água
- 1 c. de chá de noz moscada
- raspas de limão q.b.
- sal e pimenta q.b.
Modo de preparação:
1. Cozer  a couve-flor em água e leite, o ideal é colocar metade de um e de outro para ficar equilibrado.
2. Depois de cozinhado com um robot de cozinha/varinha mágica passar tudo grosseiramente, adicionar adicionar os temperos, misturar bem e servir.
Espero que gostem e sejam nutricionalmente felizes!
A nutricionista,

Sónia Pacheco"

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