Nutrição #3- Alimentação pré-treino

by - 21:09

Desta vez é a Sónia, a nutricionista que escolhi para me ajudar nesta fase, que nos conta como podemos fazer uma alimentação pré-treino e a importância que tem!
"A alimentação influência significativamente o rendimento desportivo.
Podemos fazer desporto diariamente, mas se não fizermos uma alimentação adequada ao nosso objetivo, os resultados não serão facilmente atingidos, já para não falar de que podemos estar a prejudicar o nosso corpo.
Não é difícil compreender . Considerando que a única forma de o nosso organismo obter energia e nutrientes é através da alimentação, a importância da nutrição no desporto, torna-se óbvia. A nutrição e o desporto estão sempre interligados!
A nutrição tem sido cada vez mais investigada nesta área e tem evoluído de forma significativa nos últimos anos.
As necessidades nutricionais dependem de pessoa para pessoa, do tipo de exercício, a duração e a frequência do mesmo.
Generalizando um pouco, o que devemos comer antes de um treino?
Antes de treinar, o foco principal poderá estar nos hidratos de carbono, isto porque queremos ter um maior rendimento no treino, evitando a sensação de fadiga.
Sendo assim, antes de um treino o que podemos comer?
·       Se optar por fazer uma refeição completa (refeição principal), esta deve ser feita 4h antes do treino e poderá optar um prato composto por proteína, ou seja, carne, peixe ou ovos, acompanhado por uma fonte de cereais (arroz ou massa integral) ou batata-doce e salada ou legumes.
S   Se a refeição for o pequeno-almoço, pode incluir pão escuro com uma fonte de proteína como fiambre de aves, queijo fresco, ovos ou manteiga de oleaginosas (amendoim, amêndoa) ou cereais integrais do tipo aveia, com iogurte magro, leite ou bebida vegetal (soja, arroz, amêndoa, aveia, espelta) com 1 porção de fruta.
·       Se a hora que treina for mais ao final do dia, opte por um lanche como pré-treino e este deve ser feito 1h30m a 2h antes. Os hidratos de carbono devem ser de baixo índice glicémico e deve-se evitar alimentos ricos em gordura ou fibra, por terem uma digestão mais lenta, podem provocar indisposição durante o treino. No lanche, pode incluir 1 iogurte líquido magro com uma porção de cereais integrais ou frutos secos e 1 peça de fruta, ou a peça de fruta com 1 queijo fresco magro ou  um batido energético (composto por fruta, vegetais e sementes, por exemplo).
·     Se a refeição for feita mesmo a anteceder a hora de treino, até 30 minutos antes, opte apenas por comer 1 peça de fruta, por ser mais rapidamente digerida e absorvida, fornecerá energia para aquele momento. 
Não se esqueça da hidratação durante o treino, é muito importante ir repondo os fluidos  perdidos e o seu estado de hidratação tem também, grande influência no seu rendimento.
Para que tenha uma alimentação adequada às suas necessidades, sabendo que tipo de alimentos deve ingerir e quantidades, tanto antes como depois de um treino,  deve procurar um nutricionista, de preferência com formação na área de nutrição desportiva.
Seja activo!
Cumprimentos saudáveis,
Sónia Pacheco"
Obrigada Sónia!
Qualquer pergunta que queiram fazer podem colocar nos comentários ou enviar e-mail para uchoose1987@gmail.com
Beijinhos,



Ana Luísa

You May Also Like

0 comentários