Nutrição#2- Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis

Pelas palavras da Sónia:

"O dia 8 de Novembro foi assinalado como o dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis, de forma a alertar os cidadãos da União Europeia para a obesidade, incentivando-os a optarem por um regime alimentar equilibrado e a praticarem mais exercício físico.

imagem retirada do google


Nos dias de hoje, a obesidade infantil é um problema de grande importância e preocupação. O número de crianças obesas ou com excesso de peso está a aumentar na Europa de forma cada vez mais assustador. Torna-se fundamental, incutir novos e melhores hábitos alimentares saudáveis nos nossos filhos, quando estes ainda são crianças, para que se tornem adultos conscientes e saudáveis, vivendo de forma feliz e plena e a sua rotina.

Já assistimos a um crescer do mercado biológico e o nosso mercado já apresenta produtos mais nutritivos. No entanto, é importante sermos criteriosos nos alimentos que compramos e colocamos na mesa para os nossos filhos, diariamente.

A base de uma alimentação saudável deve ser completa, isto é, comer alimentos de cada grupo da roda dos alimentos.
Deve ser equilibrada : comer mais alimentos nutritivos, saudáveis e funcionais como hortícolas, frutas, cereais e derivados e comer menos alimentos pouco saudáveis como óleos e gorduras, carnes vermelhas, entre outros.
Deve ser variada: as nossas escolhas alimentares devem ser feitas tendo em conta a variedade de alimentos de cada grupo, evitando repetir o mesmo alimento todos os dias ou semanas.
Por fim, mas não menos importante, temos um elemento essencial que é a água, que faz parte de quase todos os alimentos. Devemos beber cerca de 1,5 a 3 litros de água por dia.

O momento mais importante para manter uma alimentação saudável, inicia-se na hora de ir ao supermercado, em que devemos ter especial atenção nas nossas escolhas. Por exemplo na da carne, que deve ser de qualidade e dando sempre preferência às carnes magras. Na escolha do peixe, opte por comprar peixe capturado no oceano e não peixe que foi criado em aquacultura.

As frutas e vegetais, devem ser sempre frescos e compor metade do nosso prato. São ricos em vitaminas e minerais, devem ser cozidos a vapor para manterem os seus nutrientes. Assim, beneficiamos ao máximo do que estes produtos nos podem oferecer, não esquecendo a fibra.
A escolha de gorduras, é muito importante. Estas devem fazer parte da nossa alimentação. Mas devemos sim saber distinguir as gorduras saudáveis (como salmão e peixes gordos que são ricos em ómega 3, oleaginosas, abacate, óleo de coco e azeite extra virgem, por exemplo) das não saudáveis (óleo alimentar, produtos de charcutaria, carnes vermelhas, produtos processados, manteiga, etc.).

Como sugestão de uma receita saudável eu e Ana optámos por escolher uma receita para toda a família

Bolachas fit (retirada de um Blog - Entre marido e mulher mete-se a bimby)

Com apenas dois ingredientes:
2 bananas maduras médias
90 gr de flocos de aveia

Pré-aquecer o forno a 180ºC
Colocar tudo na bimby - 1min/vel.4
Colocar no forno  o preparado com a ajuda de uma colher no tabuleiro com papel vegetal- 15-20min

Sem bimby - esmagar a banana e envolver muito bem com a aveia.

Pense com consciência e melhore os seus hábitos alimentares. Opte por um estilo de vida saudável e cuide da sua saúde, da dos seus filhos e restante família!!

Beijinho,

Sónia"

Juntos somos sempre mais fortes! U-Choose Health!

You May Also Like

0 comentários