Vamos fugir do açúcar? # Conselhos de uma farmacêutica

by - 22:39

Dia Mundial da Diabetes.

Os doces para mim, são o terror confesso.
Os chocolates, mais no inverno e os gelados mais no verão.
Existem pessoas que são apaixonadas pelos salgados que também marchavam, mas já não é o caso, nem pode ser.

O açúcar mais usado é a sacarose. Todos os dias entra na nossa rotina.
A maioria de nós coloca no café (uma questão de hábito, tenho dias que me apetece com açúcar e não me privo tenho outros que me apetece e me privo e tenho outros que pura e simplesmente não me lembro que o açúcar existe!!).
Na altura de escolher os alimentos é preciso muita atenção aos rótulos das embalagens.
Existem açucares das mais diversas formas e com várias designações. Por exemplo, a tão famosa lactose que imensa gente é intolerante ou se tornou intolerante por dar cá aquela palha, é o açúcar presente no nosso leite.


Falo por mim, era uma apaixonada por leite gordo nos meus tempos de miúda. Lembro-me agora quando a minha mãe comprava para fazer arroz doce deixava sempre um pacote para mim. Fui deixando de beber leite gordo.
Passei para o meio gordo e depois quando entrei na fase das dietas virei-me para o magro.
Hoje utilizo muito pouco o magro ( quando faço papas de aveia por exemplo). De resto tenho optado pelo leite de soja e leite de aveia. Mas principalmente pelo de aveia, devido às malditas das isoflavonas no leite de soja.

Para mim os doces aconchegam-me a alma em dias tristes e em dias alegres.
Serve para qualquer ocasião. Serve para qualquer desculpa.
Estamos rodeados de açúcar em todos os alimentos e mais alguns e tive de aprender a contornar esta questão durante a dieta.
Temos açúcar nos refrigerantes, sumos, néctares, nas sobremesas doces,nos gelados,nos bolos, nos biscoitos, nas bolachas, nos cereais ao pequeno-almoço, nos chocolates, na fruta,nas compotas, nos iogurtes açucarados, nas bebidas de soja e arroz.
Hoje eu quase que me arriscaria a dizer que consumo o açúcar da fruta, dos iogurtes que faço em casa, do leite de soja quando alterno com aveia ( sim o de aveia e preferível mas quero lá saber), do mel  e de vez em quando em todas as outras coisas quando estou com aquela vontade que não consigo mesmo controlar e lá vai um salame de chocolate (coisa que antes não gostava e que agora gosto).

A maioria de nós ingere por dia muito mais açúcar do que pensamos e muito mais açúcar do que aquele que é recomendado!

Truques para fugir do açúcar

Snacks para meio da manhã e meio da tarde : ter snacks preparados na marmita é uma óptima ideia para não sair porta fora do trabalho e comer aquele bolo que vimos de manhã na montra do café enquanto bebíamos o café e salivávamos o bolo.

A refeição da rainha : comecei-me a aperceber que um pequeno-almoço bem constituído é meio caminho andado para o dia me correr melhor. Não tenho aqueles ataques de abrir os olhos e sentir-me esfomeada a meio da manhã e além do mais fico com muito mais energia. Tento variar o pequeno-almoço. Nunca como sempre a mesma coisa. Noto perfeitamente quando tenho mais ou menos energia. Mais uma vez "somos mesmo aquilo que comemos"

Dispensa vazia : se tiver doces, bolos, bolachas é certo e sabido que a vontade de elas irem boca abaixo é muita. Deixei de comprar simplesmente. Comecei por comprar um pacote que acabava logo, depois de tempos a tempos e agora tenho uma tablet de chocolate negro 70% cacau para os dias mais difíceis e um truque que me foi ensinado para não comer a tablet inteira de uma vez - congelar em quadradinhos o chocolate e quando der "aquela vontade" comemos apenas um quadradinho. Deixamos estar na boca e a sensação de ânsia pelo doce vai diminuindo.

Ai tenho fome! : será fome ou sede? Beber água é essencial em qualquer tipo de alimentação. Vamos bebendo água e esquecemos ( mentira mas pronto) que os doces existem!

Rótulos perigosos : tomem mesmo atenção a esta parte. Muitas vezes achamos que estamos a escolher o melhor, quando damos conta aquilo vem cheio de açúcar -glicose, glucose, sacarose, frutose, lactose, xarope de açúcar, xarope de agave, xarope de arroz - são algumas palavras que querem dizer açúcar. Por isso atenção nas vossas escolhas!

Existem sempre ocasiões para aproveitar os melhores sabores do mundo não precisamos de consumir todos os dias açúcar. Como este mil folhas delicioso de um dos meus restaurantes favoritos de Lisboa! Aproveitem as ocasiões especiais e celebrem!



Sejam saudáveis,
Escolham pela vossa saúde e vivam a melhor a vida. A vida é preciosa de mais para ser desperdiçada!

Beijinhosssss,

You May Also Like

0 comentários