Nutrição #4 - Vantagem de combinar a manteiga de amêndoa com a fruta (maçã)

by - 20:58

Lembram-se de vos ter falado sobre o meu pré-treino habitual. A Sónia explica-nos qual o poder da amêndoa e os beneficios da sua utilização na nossa alimentação, aliando à prática de exercicio fisico.



"Há uns anos atrás os frutos secos eram considerados inimigos para o controlo do peso e não estavam de todo associados a uma alimentação equilibrada.
Não existia o conceito de gordura saudável. 
Hoje em dia já sabemos que nem toda a gordura é má. Existe gordura que é saudável [monoinsaturadas e polinsaturadas]. Esta deve fazer parte da nossa alimentação nas doses recomendadas.
Os frutos secos como o amendoim, avelãs, cajus, amêndoas não temperados com sal, são considerados gorduras saudáveis e são alimentos que devem fazer parte do plano alimentar de um atleta, por serem ótimas opções que fornecem energia.
Os frutos secos, especificamente os oleaginosos (nozes, amêndoas, cajus, avelãs, pistácios, pinhões…), são ricos em:
vitaminas, como a vitamina E que é um poderoso antioxidante
minerais como o cálcio, magnésio, potássio e sódio
fibras vegetais, que contribuem para o aumento da saciedade e bom funcionamento intestinal 
proteína
O beneficio da ingestão de frutos secos é enorme. Estes ajudam também na redução do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares.
A amêndoa, por exemplo, é uma boa fonte de manganês, cobre e riboflavina. Estes nutrientes ajudam na síntese de energia, pelo se torna benéfico para quem faz exercício físico.

Uma forma saudável de consumir este fruto seco, é na forma de manteiga de amêndoa, pois derivado ao seu óleo natural, é tão simples transformar esta oleaginosa e obter uma manteiga cremosa, saborosa e saudável. No entanto, a quantidade ingerida não deve ser superior a uma colher de chá.
Este pode ser também um ótimo pré-treino se juntarmos com uma peça de fruta, como por exemplo a maçã, aumentando assim o nosso rendimento. A maçã é facilmente digerida e o seu teor de frutose, contribui para a energia necessária na hora do treino. 
Beijinhos,
Sónia"

You May Also Like

0 comentários