Nutrição #5 - Frutas de Inverno

by - 20:51

Não poderia existir melhor maneira da melhor nutricionista nos desejar um Feliz Natal, falar sobre frutas de inverno. Obrigada Sónia!

"O fim do ano está quase! Sendo o inverno uma estação mais fria, porque não aproveitar o melhor que nos oferece?

Sim, o Natal é umas das coisas melhores que o Inverno nos proporciona, uma altura de harmonia e solidariedade, em que aproveitamos para estar o máximo de tempo com a família. Mas esta estação do ano oferece-nos também, frutas da época muito ricas nutricionalmente e adequadas ao frio que este nos sujeita.

Frutas como a laranja, clementina, tangerina, abacaxi, kiwi são frutas típicas desta época.





Estas frutas não poderiam ser consumidas em melhor altura, pois têm uma quantidade relevante de vitamina C que promove a resistência a infeções, prevenindo-nos assim das gripes e constipações, que são tão comuns nesta altura do ano, mantendo o bom funcionamento do sistema imunitário.

Para que a qualidade nutricional destes frutos seja assegurada, é importante que sejam consumidos frescos e de acordo com a época. A fruta fresca é um dos melhores alimentos que podemos ter na nossa alimentação, devendo estar presente nas nossas refeições diariamente.

Para que os seus benefícios sejam garantidos, devemos ter atenção às quantidades. Devemos consumir entre 3 a 4 porções de frutas por dia.
Estas frutas são ricas nutricionalmente em fibras, vitaminas, minerais e claro, em água. As calorias provenientes de uma peça de fruta, são maioritariamente dos hidratos de carbono, mas não podemos esquecer que nem todos os hidratos de carbono são prejudiciais à nossa dieta e neste caso, estes provêm do açúcar natural da fruta, a frutose.
Neste Natal, enfeite os seus pratos ou utilize estas frutas na sua consoada. Na sua mesa de sobremesas, a laranja, o kiwi, a tangerina, a clementina deve fazer parte do menu, desta forma está a beneficiar do melhor que esta fruta tem para oferecer e não tem de exagerar nas sobremesas menos saudáveis, que são comuns nesta época festiva.

Desejo-vos um Natal Nutricionalmente Feliz!


Um beijinho, Sónia Pacheco"

You May Also Like

0 comentários